sábado, 7 de agosto de 2010

ENERGIA CINÉTICA


Uma velha locomotiva a vapor transforma a energia química em energia cinética. A combustão de matéria ou carvão na caldeira é uma reação química que produz calor, obtendo vapor e da energia à locomotiva. E é a energia que um corpo em movimento possui devido à sua velocidade.
A energia cinética é a energia que o sistema possui em virtude do movimento das partículas que constituem o sistema, em relação ao referencial adotado. Ela depende de sua massa e do módulo de sua velocidade, e não depende da direção de sua velocidade porque a energia cinética é uma grandeza escalar.
Um outro importante conceito de energia cinética é quando nos referimos ao trabalho. Considerando um caminhão que têm a mesma velocidade do carro, mas possui maior massa, maior também será o trabalho realizado, ou seja, maior a energia cinética que será usada.
Ela é razoavelmente prejudicial ao meio ambiente, pois as fumaças que são lançadas poluem o planeta, imaginando a quantidade de veículos poluentes, fora as empresas, que também são muitas o índice de poluição sempre aumentará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário