domingo, 1 de agosto de 2010

ENERGIA ELÉTRICA


Energia elétrica é uma forma de energia baseada na geração de diferenças de potencial elétrico entre dois pontos, que permitem estabelecer uma corrente elétrica entre ambos, sendo que essa energia pode se mostrar das seguintes formas: luz, movimento e calor.
A energia elétrica é obtida principalmente através de termoelétricas, usinas hidroelétricas e usinas termonucleares.

GERAÇÃO DE ELETRICIDADE:


A geração de energia elétrica se leva a cabo mediante diferentes tecnologias. As principais aproveitam um movimento rotatório para gerar corrente alternada em um alternador. O movimento rotatório pode provir de uma fontr de energia mecânica direta, como a corrente de uma queda'água ou o vento, ou um ciclo termodinâmico.
Em um ciclo termodinâmico se esquenta um fluido e se consegue com que realize um circuito no qual move um motor ou uma turbina. O calor deste processo se obtém mediante a queima de combustíveis fósseis, as reações nucleares ou outros processos, como o calor proveniente do interior da Terra ou o calor da Sol.
A geração da energia elétrica é uma atividade humana básica que está diretamente relacionada em com requerimentos primários do homem. Todas as formas de utilização das fontes de energia, tanto as convencionais como as denominadas alternativas ou não convencionais, agridem em maior ou menor medida o nosso MEIO AMBIENTE.

DISTRIBUIÇÃO DA ENERGIA ELÉTRICA:

É o segmento responsável pelo transporte de energia elétrica desde as unidades de geração até os grandes centros de consumo. A atividade também pode ser dividida em operação e expansão.EX:
  • cabos e outros condutores; que formam as linhas de transmissão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário