sábado, 7 de agosto de 2010

ENERGIA HÍDRICA


Conseguimos a energia hídrica ou hidroelétrica através da força das águas. Aproveitando os desníveis naturais de um rio, ou mesmo criando desníveis é possível aproveitar a energia da força da suas águas.
As águas dos rios podem ser utilizadas de duas maneiras pra que aja produção de energia. A água pode ser acumulada numa barragem e ao abrir as comportas à água passa pelas turbinas e esta energia mecânica é transformada em energia elétrica. Também pode ser obrigado, através de diques a passar pelas turbinas, fazendo com que as lâminas girem e haja produção de energia elétrica.
Nos dois casos, esta energia elétrica produzida passa através de condutores até ao transformador, onde depois se dá a transformação de energia e pode ser levada até as casas.
Com as hidroelétricas existem muitas vantagens como a produção de energia elétrica sem necessidade de poluição, possível regulação do fluxo de inundações de um rio e uma grande quantidade de água é retida e pode ser utilizada, se potável, para varias coisas como regar plantas, turismo, etc., mas também há impactos geográficos e biológicos na construção de uma barragem, pois esta altera a fauna e flora do local onde é construída, a sua paisagem, entre outros. Devido a este impacto, muitas vezes, a energia hidroelétrica não é considerada uma energia renovável.

VANTAGENS DA ENERGIA HÍDRICA:



A energia hidráulica pode ser considerada alternativa em relação aos combustíveis fósseis, porem no Brasil ela é utilizada rotineiramente. Nas usinas hidrelétricas, a pressão das águas movimentam turbinas que estão ligadas aos geradores de corrente elétrica. Na maioria das vezes são construídas barragens, que servem para represar os rios. Com muita pressão, a água acumulada é liberada, e as turbinas giram. A energia hidráulica, tem muitas vantagens, porque é uma fonte limpa, não causa grandes impactos ambientais globais, é renovável e é muito barata comparada com as outras fontes. Também existem as desvantagens, que são: inundação de áreas habitadas causando deslocamentos de populações e destruição da flora e fauna. De toda energia gerada no mundo, cerca de 15% é de energia hidráulica, e só no Brasil, essa quantidade, é de 90%.
A energia hídrica tem muitas vantagens, é uma fonte limpa, não causa grandes impactos ambientais, é renovável e muito barata.

(BIBLIOGRAFIA)

- Geografia para todos, Henrique Delboni e Paulo Storace Rota -National Geographic 08/2005 -Energia e meio ambiente, Samuel Branco -O desafio do desenvolvimento sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário