sábado, 7 de agosto de 2010

ENERGIA MÂCANICA, CALOR, POLUIÇÃO E COMBUSÍVEIS...


A principal fonte de energia para a máquina a vapor (o combustível mais utilizado) era o carvão mineral. Inicialmente empregado para o aquecimento ambiente, em especial na Inglaterra, muito rica em jazidas carboníferas o carvão passou a desempenhar, na época o mesmo papel do petróleo, mais tarde. A lenha, porém, em muitos países ricos em florestas – Brasil, Estados Unidos, Canadá e mesmo alguns países europeus – era utilizada como principal combustível, constituindo assim o primeiro emprego de biomassa, renovável, pois as árvores podem crescer de novo e as florestas devastadas ser replantadas, enquanto as minas de carvão, uma vez esgotadas não se renovam.
Ainda hoje o vapor é muito utilizado na geração de energia, só que por processos diferentes e mais eficientes. Em lugar de movimentar pistões, produzindo diretamente a tração mecânica, como em uma locomotiva do tipo maria-fumaça, ele é empregado na movimentação de gigantescas turbinas, ligadas a dínamos que geram energia elétrica
— são as usinas termoelétricas. Elas produzem eletricidade a partir do calor, ou energia térmica, que tanto, pode se derivar da queima do carvão mineral, Petróleo, lenha, como ser produzido por reações atômicas, caso em que o sistema recebe a denominação particular de usina nuclear.
A produção de energia a partir de usinas termoelétricas apresenta, em geral, os inconvenientes de consumir combustíveis, esgotando minérios não renováveis ou devastando florestas, e de gerar poluição atmosférica e lixo atômico. Por essa razão, tal forma de energia é denominada energia suja, em oposição à que se origina das quedas-d’água, ou energia limpa.
A queima de combustíveis se faz sempre de maneira incompleta, dando origem a fumaças e fuligens que, no mínimo, causam efeitos antiestéticos. Além disso, os óxidos de enxofre e de nitrogênio se formam em grande quantidade a partir, respectivamente, do enxofre existente no carvão (piritas) e no petróleo e do nitrogênio do próprio ar, empregado como fonte de oxigênio para a combustão. Essas substâncias, lançadas no ar, podem passar por reações químicas, sob a ação da própria luz solar, combinando-se à água ou ao hidrogênio da atmosfera, e formar compostos altamente tóxicos às plantas, aos animais e ao homem. Essas reações em altas camadas atmosféricas com o auxílio da luz recebem a denominação reações fotoquímicas e são responsáveis pela formação de compostos químicos causadores de chuvas ácidas e vários outros fenômenos nocivos ao seres vivos.

Texto retirado do Livro: O Meio Ambiente em Debate; Autor: Samuel Murgel Branco; Editora: Moderna; desde 1988, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário