domingo, 1 de agosto de 2010

TERMOELÉTRICAS


Usina termoelétrica é uma instalação industrial usada para geração de energia elétrica a partir da energia liberada em forma de calor, geralmente por meio da combustão.
Geralmente funciona com algum tipo de combustível fóssil, como gasolina, petróleo, gás natural ou carvão, é queimado na câmara de combustão, como o ar aumenta sua pressão através de um compressor axial anteposto a câmara, é interligada à turbina provinea misturada para a queima da combustão.
O vapor movimenta as pás de uma turbina e casa turbina é conectada a um gerador de letricidade. O vapor é resfriado em um condensador, a partir de um circuito de água de refrigeração, e não entra em contato direto com o vapor que será convertido outra vez em água, que volta aos tubos da caldeira, dando início a um novo ciclo.


TIPOS:
  • Usina a óleo;
  • Usina a gás;
  • Usina a carvão;
  • usina nuclear.

IMPACTOS AMBIENTAIS:


Como vários tipos de geração de energia, a termoeletricidade também causa impactos ambientais:
  • contribui para o aquecimento global através so Efeito Estufa e da chuva ácida. A queima de gás natural lança na atmosfera grendes quantidades de oxidantes e redutores, que se entrar em contato com o ser humano, pode acarretar doenças como diarréis. O Brasil lança por ano 4,5 milhões de toneladas de carbono na atmosfera, com o incermento na condtrução de usinas termoelétricas esse indicador chegará a 16 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário