sexta-feira, 30 de julho de 2010

ENERGIA EÓLICA


A energia eólica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas pás. Nos moinhos de vemto a energia eólica era transformada em energia mecânica, utilizada na moagem de grãos ou para bombear água. Os moinhos foram usados para a fabricação de farinhas e ainda para drenagem de canais, sobretudo nos Países Baixos.
Na atualidade utiliza-se a energia eólica para mover aeroderadores, que são grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento. Essas turbinas a têm a forma de um cata vento ou de um moinho, suas hélices tem formato de asas de aviões com a mesma aerodinâmica. Esssas turbinas geram energia quando as hélices entram em movimento, movimentando um eixo que está ligado a caixa de mudança, e através de uma série se engrenagens a rotação aumenta, o eixo por sua vez está ligado a um gerador de energia e com a rotação em alta velocidade gera energia. Mas apesar de não queimarem combustíveis fósseis e não emitirem poluentes, fazendas eólicas não são totalmente desprovidas de impactos ambientais. Elas alteram paisagens com suas torres e hélices e podem ameaçar passáros se instalados em rotas de migração. Emitem um certo nível de ruído (de baixa frequencia), que podem causar incômodo. Além disso podem causar interferência na tranmissão de televisão.
A energia eólica é hoje considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente por ser renovável, ou seja, não se esgota. Além disso as turbinas eólicas podem ser utilizadas em conexão com redes elétricas como em lugares isolados.
Globalmente, a geração através de energia eólica mais que quadruplicou entre 1999 e 2005. Um fator que teve grande influência nesse aumento foi a redução drástica nos custos da produção, que diminui cerca de 80% comparado com década de 90.
Apesar da grandiosidade dos modernos moinhos de ventos, a tecnologia utilizada continua a mesma de centenas de anos, tudo indicando que brevemente será suplantada por outras tecnologias de maior eficiência, como é o caso da turbovela, uma voluta vertical apropriada pra capturar vento a baixa pressão ao passar nos rotores axiais protegidos internamente. Esse tipo não oferce riscos de colisões das pás com objetos voadores (animais silvestres) e não interfere na áudio visão. Essa tecnologia já é uma realidade que tanto pode ser introduzida no meio ambiente marinho quanto terrestre.