domingo, 1 de agosto de 2010

ENERGIA MARÍTIMA




Em muitos países a energia elétrica tem sido gerada pela queima de combustíveis fósseis, mas os temores sobre o custo ambiental ao pçaneta e a sustentabilidade do consumo contínuo de combustível fóssil estimularam pesquisas de métodos mais limpos de geração de eletricidade a partir de fontes alternativas de energia.

ENERGIA DAS ONDAS:

Os geradores utilizam o quase incessante movimento das ondas para gerar energia. Uma câmara de concreto construída na margem é aberta na extremidade do mar de maneira que o nível da água dentro da câmara suba e desça a cada onda sucessiva. O ar acima da água é comprimido e descoprimido,acionando uma turbina conectada a um gerador. A desvantagem de se utilizar este processo na obtenção de energia é que o fernecimento não é contínuo e apresenta baixo rendimento.
OBS: Mas podemos ficar tranquilos pois é uma energia limpa, que não prejudica o nosso MEIO AMBIENTE. Ainda Bem!



ENERGIA DAS MARÉS:


As barragens de marés utiliza a diferença entre os níveis de água na maré alta e baixa para gerar eletricidade. Elas são construídas sobre as bocas de estuários de marés.
Quando a maré sobe, a água pode passar através da barragem, enchendo o estuário atrás da mesma. Com a baixa da maré, as comportas são fechadas e uma cabeceira de água se forma atrás da barragem.
A água pode entáo fluir de volta para o mar, acionando ao mesmo tempo turbinas conectadas a geradores. O ciclo de marés de 12 horas e meia e o ciclo quinzenal de amplitudes máxima e mínima apresentam problemas para que seja mantido um fornecimento regular de energia.


ENERGIA DAS CORRENTES MARÍTIMAS:


Também é possível aproveitar a energia das correntes marítimas. As turbinas marítimas têm poucos componentes; engrenagens sw posicionamento orientam as lâminas das turbinas na direção da corrente marítima e um gerador acoplado ao eixo da turbina fornece a energia elétrica.






Um comentário:

  1. Achei interessante a publicação no canto superior direito, mostrando o quanto vocês se importam com o professor de vocês (Naruto)

    ResponderExcluir